quinta-feira, 27 de março de 2014

IMIGRAÇÃO NO MUNDO E NO BRASIL ATUALMENTE - DADOS (2012 / 2014)

IMIGRAÇÃO NO MUNDO
Países com problemas imigratórios atualmente.  












Histórico da Imigração Internacional Atualmente.
A imigração internacional cresceu muito nas últimas décadas, acelerada ainda mais pelo processo de globalização. Existem atualmente cerca de 125 milhões de imigrantes (pessoas que saíram de um país para outro) no mundo, sendo que 80 milhões são considerados imigrantes "recentes". O número cada vez maior de homens, mulheres e crianças que imigram vem causando um grave impacto aos países que eles abandonam e aos países para onde imigram. Contudo, apesar de todos os pedidos feitos pelas diversas organizações não-governamentais, as autoridades continuam recusando tratar da situação dentro das negociações de novos acordos comerciais e de liberalização de investimentos. Estes acordos tratam somente do movimento livre de capital, mercadorias e seus agentes, ignorando a questão da mobilidade dos trabalhadores.
A Organização Internacional de Imigração calcula que cerca de 30 milhões de trabalhadores imigrantes enviam quase US$ 67 milhões de dólares de volta a seus países de origem. Vários estudos sobre o assunto demonstraram que essas remessas de dinheiro são a segunda maior fonte de cambio de divisas no mundo, depois do petróleo. Aliás, no caso de alguns países das Américas (como El Salvador), o envio de dinheiro é a principal fonte de divisas estrangeiras. No México, apesar de sua economia baseada na exportação e de um esquema de "Maquiladoras" bem organizado, as remessas de dinheiro feitas pelos trabalhadores que vivem fora do país continuam sendo a quarta maior fonte de divisas estrangeiras. Por isto, as remessas de dinheiro levam muitos governos a demonstrar pouco interesse em regulamentar o movimento dos trabalhadores.
Os Estados Unidos, o país que recebe o maior número de trabalhadores imigrantes, decidiram dificultar sua política de imigração, chegando mesmo a militarizar suas fronteiras. Além disso, os Estados Unidos vêm pressionando outros países, como o México, a criar uma verdadeira barreira destinada a impedir a entrada de pessoas vindas da América Central e das Antilhas. Contudo, o resto do continente não está protegido do grave problema de fronteiras ligado à imigração de trabalhadores.


IMIGRANTER NO BRASIL ATUALMENTE
Numeros exatos e atualizados de Estrangeiros.
Movimentos de imigração para o Brasil se intensificaram em 2012, especialmente de haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses, a imigração cresceu 50%, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.
Entre os fatores para o aumento da presença de estrangeiros no país está a crise internacional que atingiu a zona do euro e levou imigrantes europeus para países da América Latina e Caribe. A conclusão está em um estudo da Organização Internacional de Migrações (OIM). 
O número de imigrantes no mundo frisa os 250 milhões de imigrantes. Dos quais, menos de 01 milhão se encontram no Brasil.
Segundo os dados mais recentes fornecidos pela Polícia Federal (PF) ao oestrangeiro.org, o Brasil abriga atualmente cerca de 940 mil imigrantes permanentes. Menos de 0,4% da população migrante do planeta.
Os dados, aqui apresentados em primeira mão, são mais atuais e exatos que os divulgados pela grande mídia e pelo Ministério do Trabalho (MTE).
De um lado, porque, dizem respeito apenas ao número de vistos permanentes, ou seja, traduzem o verdadeiro estado de imigração. E, por outro lado, abrangem todas as categorias de Visto Permanente e motivos para a sua outorga, tais como casamento com conjugue brasileiro(a), paternidade, etc..
Os principais países de origem da população imigrante no Brasil são:
Portugal, com 277.727.
Japão, com 91.042.
Itália, com 73.126.
Espanha, com 59.985.

REFUGIADOS
A baixa participação do país no panorama migratório mundial também se confere com os refugiados. O Brasil, segunda as agências da ONU, abriga atualmente 4.690 refugiados de um total mundial de 15 milhões. Ou seja, uma proporção de 0,03% da população refugiada no mundo.

   
HAITI
HAITIANOS-NA-PONTEO governo do Acre vai propor ao governo federal que a fronteira com o Peru seja fechada para o trânsito de haitianos.      
Atingido nos últimos anos por desastres naturais que agravaram problemas já crônicos do país, o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal, por meio de coiotes, à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semi-escravo e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal. Em janeiro, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, pediu ajuda federal para atender os haitianos refugiados no município de Brasileia.
 
Os estados do Amazonas e do Acre passarem a receber mais recursos para atender os imigrantes em situação de risco. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) autorizou o aumento no repasse que pode chegar a R$ 200 por pessoa.
 
Mesmo com o crescimento da demanda, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou a possibilidade de o governo ampliar a quantidade de vistos para imigrantes haitianos. Patriota manteve a meta de 1.200 para todo o ano, afim de evitar, segundo o ministro, a ação do crime organizado.
 

segunda-feira, 3 de março de 2014

O Desafio da convivência com as Diversidades pode ser Alcançado.

Diante das grandes adversidades e diversidades culturais, o desafio de se conviver com a diferença é difícil mais não impossível. Podemos vencer isso de uma forma tão simples, que é questão de tempo para se conseguir.

Nessa sociedade onde os povos se caracterizam pela sua cultura, não é difícil achar casos onde há desrespeito pelo próximo, desrespeito pela sua cultura e etnia. Existe ainda pessoas que não sabem li dar com as diferenças de outras pessoas, tendo até um preconceito de raça, o que pode levar até a um processo criminal de racismo. Inclusive, ouve até um caso que envolveu um modelo em São Paulo, que era negro e foi confundido com um ladrão que roubou a bolça de uma mulher. Isso Repercutiu e trouce à tona a questão do racismo no Brasil.

Por esse e outros motivos, devemos aprender a lidar com as diferenças, tanto de raça, cultura entre outras. Para que não julguemos sem razão e não venhamos a tratar as pessoas com indiferença só por ser diferente.
Temos que trazer os aprendizados de quando éramos criança e não julgar só por ser diferente. Pois saber li dar com todos os tipos de pessoas é necessário, pois isso só nos fortalece espiritualmente como sentimentalmente porque nos torna mais sábios por conhecer outras pessoas e culturas e nos torna feliz por fazer novas amizades.


Por: Eddye A. Carmo 03/03/2014 - 22:02

sábado, 1 de março de 2014

Uepa será um dos polos de vacinação contra HPV


Meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas contra o vírus.

http://portalcidadeitatiba.com.br/wp-content/uploads/2013/06/como-funcionam-as-vacinas-tsf-800x548.jpg

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será um dos polos da campanha nacional de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), oferecendo gratuitamente a imunização por meio do Centro de Saúde Escola (CSE), no campus II da Uepa, no bairro do Marco, em Belém. A campanha começa no dia 10 de março e a imunização é direcionada para meninas de 11 a 13 anos, nascidas entre 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2003.

A primeira dose da vacina também será feita nas escolas públicas e privadas, nas salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs). A partir da segunda e terceira dose, elas somente serão administradas nas UMSs e ESFs.

Jeane Rodrigues, enfermeira do CSE da universidade, explica que a vacina contra o HPV será mais uma incluída no calendário da sala de vacinação existe no Centro. “A expectativa vem sendo grande porque a população já sabe por meios dos veículos de comunicação. Eu acredito que a adesão será muito boa e que vai superar as metas pretendidas pelo Ministério de Saúde”, analisou.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) e estima-se que 80% da população, já entrou em algum momento em contato com o vírus, que é um dos principais causadores de câncer do colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde (MS), só no ano de 2013 foram detectados cerca de 17 mil novos casos no Brasil, e deste total, cinco mil mulheres morreram em função da doença.

Serviço:
A sala de vacinas do Centro Saúde Escola funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h. O Centro é localizado na Av. Rômulo Maiorana, 2558, no bairro do Marco. A campanha da vacinação em combate ao HPV começa no dia 10 de março.

Unidades de saúde vão funcionar em regime de plantão no carnaval em AL



Especialista diz que é preciso ter cautela com bebidas, calor e alimentos.

http://s2.glbimg.com/szCY6Vh1l-HVp5zYapI-Z-e2Bog=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/02/22/jl-21.jpg
Unidades de atendimento vão funcionar em regime
de plantão. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Desfiles, blocos, fantasias e muito frevo. Uma das festas anuais mais aguardadas pelos brasileiros é, também, uma época propícia para uma série de descuidos em relação à saúde. Por isso, durante todo o carnaval, o Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemocentros e a Vigilância em Saúde irão funcionar em regime de plantão.
O território alagoano conta com três Unidades de Pronto Atendimento, localizadas em Viçosa, Penedo e Marechal Deodoro, funcionando todos os dias, durante 24 horas. Elas têm como objetivo realizar um atendimento intermediário entre a atenção básica e o serviço de emergência.
“Ainda há a cultura de procurar diretamente o serviço de emergência, mesmo apresentando apenas dores de cabeça, diarréia e sintomas de gripe. O serviço de Pronto Atendimento tem como objetivo desafogar as unidades de emergência, por isso é importante ir primeiro a elas, e deixar a unidade emergencial para os traumas graves”, explicou a coordenadora geral dos serviços de Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Coelho da Paz.

Ipioca (Foto: Jonathan Lins/G1)
Cuidados com hidratação e alimentação são
fundamentais para aproveitar o feriado com saúde.
(Foto: Jonathan Lins/G1)



Ela ainda explica que para os foliões que vão aproveitar a festa de Momo em Maceió, sete unidades de Saúde estarão em funcionamento das 7h às 19h. O Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro; Roland Simon, no Vergel do Lago; PAM Bebedouro; Dr. Aliomar Lins, no Benedito Bentes; João Paulo II, no Jacintinho;  Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra; e a unidade da Pitanguinha. Nas demais unidades da rede municipal, o atendimento ambulatorial da atenção básica só será retomado na quinta (06).

Cuidados
“É importante evitar certas situações e ter muito cuidado com aquilo que é consumido. Comidas vendidas na rua ou na praia como caldinhos, camarão e queijo assado podem provocar doenças infecciosas e estragar os dias de folia”, explicou o especialista em medicina interna, Nilton Jorge Melo.
Segundo ele, outro fator importante é a hidratação e o cuidado com a pele. “O calor elevado pode levar a insolação. Por isso, é necessário beber muita água e usar bastante protetor solar”, recomendou.



Bebidas (Foto: Esther Groen/stock.xchng)
Mistura de bebidas pode ser prejudicial.
(Foto: Esther Groen/stock.xchng)

Bebidas alcoólicas
“O álcool necessita de uma atenção especial. É comum ver foliões misturando bebidas ou ingerindo exageradamente. Isso nunca deve ser feito”, falou o especialista. As últimas estatísticas, segundo Melo, mostram que no Brasil há uma incidência muito grande no aumento do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.
Melo alerta ainda para o risco de o folião entrar em coma alcóolico devido a uma série de fatores que propiciam esse tipo de incidente. “Isso ocorre, principalmente, quando pessoas predisponentes a algumas patologias, como diabetes ou hipertensão, fazem o uso da bebida de maneira descomedida, sem o acompanhamento da quantidade ingerida”, disse.

Doenças sexualmente transmissíveis
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de 1986 até 2013 já foram registrados 4.843 portadores do vírus HIV em Alagoas, sendo 134 somente no ano passado. Para assegurar a prevenção contra as DSTs, até o fim do carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá distribuir 3,1 milhões de preservativos. “O uso do preservativo é de extrema importância, tanto para a prevenção do HIV como para outra doenças como sífilis e hepatite, por isso, todo cuidado é pouco”, completou Melo.