quinta-feira, 27 de março de 2014

IMIGRAÇÃO NO MUNDO E NO BRASIL ATUALMENTE - DADOS (2012 / 2014)

IMIGRAÇÃO NO MUNDO
Países com problemas imigratórios atualmente.  












Histórico da Imigração Internacional Atualmente.
A imigração internacional cresceu muito nas últimas décadas, acelerada ainda mais pelo processo de globalização. Existem atualmente cerca de 125 milhões de imigrantes (pessoas que saíram de um país para outro) no mundo, sendo que 80 milhões são considerados imigrantes "recentes". O número cada vez maior de homens, mulheres e crianças que imigram vem causando um grave impacto aos países que eles abandonam e aos países para onde imigram. Contudo, apesar de todos os pedidos feitos pelas diversas organizações não-governamentais, as autoridades continuam recusando tratar da situação dentro das negociações de novos acordos comerciais e de liberalização de investimentos. Estes acordos tratam somente do movimento livre de capital, mercadorias e seus agentes, ignorando a questão da mobilidade dos trabalhadores.
A Organização Internacional de Imigração calcula que cerca de 30 milhões de trabalhadores imigrantes enviam quase US$ 67 milhões de dólares de volta a seus países de origem. Vários estudos sobre o assunto demonstraram que essas remessas de dinheiro são a segunda maior fonte de cambio de divisas no mundo, depois do petróleo. Aliás, no caso de alguns países das Américas (como El Salvador), o envio de dinheiro é a principal fonte de divisas estrangeiras. No México, apesar de sua economia baseada na exportação e de um esquema de "Maquiladoras" bem organizado, as remessas de dinheiro feitas pelos trabalhadores que vivem fora do país continuam sendo a quarta maior fonte de divisas estrangeiras. Por isto, as remessas de dinheiro levam muitos governos a demonstrar pouco interesse em regulamentar o movimento dos trabalhadores.
Os Estados Unidos, o país que recebe o maior número de trabalhadores imigrantes, decidiram dificultar sua política de imigração, chegando mesmo a militarizar suas fronteiras. Além disso, os Estados Unidos vêm pressionando outros países, como o México, a criar uma verdadeira barreira destinada a impedir a entrada de pessoas vindas da América Central e das Antilhas. Contudo, o resto do continente não está protegido do grave problema de fronteiras ligado à imigração de trabalhadores.


IMIGRANTER NO BRASIL ATUALMENTE
Numeros exatos e atualizados de Estrangeiros.
Movimentos de imigração para o Brasil se intensificaram em 2012, especialmente de haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses, a imigração cresceu 50%, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.
Entre os fatores para o aumento da presença de estrangeiros no país está a crise internacional que atingiu a zona do euro e levou imigrantes europeus para países da América Latina e Caribe. A conclusão está em um estudo da Organização Internacional de Migrações (OIM). 
O número de imigrantes no mundo frisa os 250 milhões de imigrantes. Dos quais, menos de 01 milhão se encontram no Brasil.
Segundo os dados mais recentes fornecidos pela Polícia Federal (PF) ao oestrangeiro.org, o Brasil abriga atualmente cerca de 940 mil imigrantes permanentes. Menos de 0,4% da população migrante do planeta.
Os dados, aqui apresentados em primeira mão, são mais atuais e exatos que os divulgados pela grande mídia e pelo Ministério do Trabalho (MTE).
De um lado, porque, dizem respeito apenas ao número de vistos permanentes, ou seja, traduzem o verdadeiro estado de imigração. E, por outro lado, abrangem todas as categorias de Visto Permanente e motivos para a sua outorga, tais como casamento com conjugue brasileiro(a), paternidade, etc..
Os principais países de origem da população imigrante no Brasil são:
Portugal, com 277.727.
Japão, com 91.042.
Itália, com 73.126.
Espanha, com 59.985.

REFUGIADOS
A baixa participação do país no panorama migratório mundial também se confere com os refugiados. O Brasil, segunda as agências da ONU, abriga atualmente 4.690 refugiados de um total mundial de 15 milhões. Ou seja, uma proporção de 0,03% da população refugiada no mundo.

   
HAITI
HAITIANOS-NA-PONTEO governo do Acre vai propor ao governo federal que a fronteira com o Peru seja fechada para o trânsito de haitianos.      
Atingido nos últimos anos por desastres naturais que agravaram problemas já crônicos do país, o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal, por meio de coiotes, à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semi-escravo e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal. Em janeiro, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, pediu ajuda federal para atender os haitianos refugiados no município de Brasileia.
 
Os estados do Amazonas e do Acre passarem a receber mais recursos para atender os imigrantes em situação de risco. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) autorizou o aumento no repasse que pode chegar a R$ 200 por pessoa.
 
Mesmo com o crescimento da demanda, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou a possibilidade de o governo ampliar a quantidade de vistos para imigrantes haitianos. Patriota manteve a meta de 1.200 para todo o ano, afim de evitar, segundo o ministro, a ação do crime organizado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário