quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A enfermagem e o cuidado na saúde da família (E outros programas relacionados com o tema).

 Papel do Técnico no cuidado da saúde da família.

O técnico de enfermagem tem um papel fundamental para um bom desenvolvimento dos projetos sociais do governo, voltados para os cuidados da saúde familiar, bem como compreender o significado de sua prática social neste campo  de teóricos e práticos. Existe um projeto chamado PSF (Programa de Saúde da Família) esse programa foi implantado através do Ministério da Saúde no ano de 1994, com a finalidade de aumentar o acesso das pessoas ao SUS e melhorar as ações de prevenção e promoção da saúde, desta forma o programa contribui com o processo de dês-hospitalização e humanização do SUS, visando os aspectos que influenciam a saúde fora do ambiente hospitalar.
Programa do Idoso (PASI)
O programa de Atenção à Saúde do Idoso/ PASI atua com objetivo de implementar ações de promoção de promoção da saúde visando estimular a participação ativa do idoso na comunidade, concretizar a população idosa quanto ao auto-cuidado, e quanto a necessidade de mudança de estilos de vida favoráveis à saúde.
Destaca-se no Programa a atividade coletiva semanal de Educação em saúde, quando são oferecidas aulas expositivas com informações básicas sobre a saúde. Este momento reúne todos os idosos e constitui uma etapa fundamental para o alcance dos objetivos do programa. Implantado no centro de saúde escola, o PASI presta assistência a pessoas com 60 anos ou mais.
A assistência ao idoso através do programa favorece o estabelecimento de uma rede de apoio psicossocial, aumento do nível de funcionalidade e do estado de saúde geral, maior integração dos idosos como família e a sociedade, resultado Na melhora do seu bem-estar e qualidade de vida.
Programa de Aleitamento Materno (PROAME)
O objetivo do programa é incentivar e defender o aleitamento materno, informando e orientando toda a população sobre a importância e os riscos, a fim de reduzir o índice de mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos recém-nascidos e das mães.
A importância do programa se da por conta de inúmeros benefícios que o aleitamento materno é fundamental para a boa formação da criança, inclusive estimulando a inteligência e prevenindo contra varias doenças, funcionando como uma vacina natural, entre outros benefícios.
Para a mulher, dentre outras vantagens, o aleitamento materno faz com que ela volte mais rápido ao peso normal, diminui os riscos de câncer de mama, ovários, hemorragia após o parto e aumenta o vinculo afetivo.
Função do técnico de enfermagem: agendar consulta, pesar, perguntar se a criança só mama, se for introduzido outra alimentação não esta mas no programa.
Programa hipéndia (diabéticos e hipertensos) o ministério da saúde criou em 2001, o hipéndia, um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, cadastrando no plano nacional de reorganização da atuação de hipertensão arterial e ambulatorial do sistema único de saúde (SUS), gerando informações para gestantes locais, gestores da secretária municipais e estaduais e ministério da saúde.
Além do cadastro o sistema permite o acompanhamento e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos. Segundo o ministério da saúde, em médio prazo.
Função do técnico de enfermagem: verificar a pressão, peso, circunferência abdominal, verificar o teor de açúcar no sangue.
Programa pré-natal.
A consulta de enfermagem proporciona à orientação de medidas favoráveis que visam a abordagem apropriada as necessidades peculiares das mulheres, com as quais os enfermeiros interagem nas consultas do pré-natal, nas unidades básicas de saúde. É também certo lembrar que os contatos frequentes nas consultas entre enfermeiros e clientela, possibilitam o melhor melhoramento do bem estar das gestantes, o desenvolvimento do feto e a detecção precoce de quais quer problemas que houver.
O enfermeiro orienta as mulheres sobre a importância do pré-natal, na amamentação, vacinação prepara para o parto, solicitar o exame de rotina, realizar atividades com grupos de gestantes, fornecer o cartão de gestante devidamente atualizado a cada consulta, realizar coleta de exames cito patológicos.
Programa de Tuberculose e Hanseníase.
Em Belém todas as unidades de saúde prestam assistência à população por meio de programas de saúda.
Ampliando serviços oferecidos pelas as unidades de saúde e aproximando a população dos serviços públicos de saúde.
A sesma gerencia 52 unidades de saúdes da família, programa do governo federal que acolhe as famílias que tenham casos de pessoas com tuberculose e hanseníase, com programa municipal de combate a tuberculose e hanseníase que atualmente trata 600 pacientes.
O programa foi implantados em todas as unidades municipais de saúde (UMS) e postos de saúde da família (VSF) de Belém.
Ele funciona a nível ambulatorial e o tratamento é realizado na própria unidade imediatamente após o diagnostico da doença.
Nesses programas de governo voltado para as famílias a função do técnico de enfermagem é auxiliar em determinadas situações do enfermeiro quando diagnosticada a doença é orientar paciente na hora da administração do medicamento, esse paciente fica em tratamento diretamente observado (TDO), a função do técnico de enfermagem é muito importante dentro da unidade onde funciona o programa do governo.
O técnico também esta capacitado e tem o conhecimento de identificar essas pessoas com esses problemas. Assim podendo esta direcionado o mesmo ao enfermeiro para a conclusão laboratorial.



 CONCLUSÃO
O Objetivo da pesquisa foi alcançada com êxito, todos os membros da equipe, entenderam qual a importância do papel do técnico para o desenvolvimento dos programas do governo nos bairros e comunidades, sendo de suma importância as orientações sejam repassadas veridicamente.



REFERÊNCIAS DE SITE:
Disponível em < www.unest.br > acesso 13 de março de 2013 ás 11h.
Disponível em < www.diariodopara.com.br > acesso 13 de março de 2013 ás 11h e 30min.
Disponível em < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizartexto.cfm?idtxt=26466 > acesso 13 de março de 2013 ás 12h e 25 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário