quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vocabulário Técnico de Enfermagem e seu Método de Introdução.

INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre os vocabulários técnicos de enfermagem vai falar sobre como e onde utilizar esses termos, sendo que esta pesquisa é novidade, por exemplo, não existe este tipo de trabalho em internet, então o grupo recorreu à pesquisa de campo, e com informações que foram adquiridas durante pesquisa de campo, o trabalho que vai ser apresentado deu ênfase em exemplos como os vocabulários usados antes de qualquer procedimento cirúrgico são: Assepsia, Tricotomia, profilaxia, entre outros.
Todo e qualquer procedimento, como quando o paciente entra em um hospital com problemas de saúde é atendido por um técnico de enfermagem, o mesmo passa o problema do cliente para o medico com os vocabulários técnicos que foram aprendidos durante seus estudos. Assim podemos observar que cada sessão de trabalho tem sua termologia. E finalizando esta pesquisa o grupo ira fazer uma representação sobre um caso clínico feito pelo grupo para que todos possam entender essa diferença de fala entre enfermeiros e paciente. Todas as informações contidas no texto serão explicadas pelo grupo, que pesquisou diretamente com os profissionais da saúde o assunto.

VOCABULÁRIO TÉCNICO DE ENFERMAGEM 
Todo ramo do ser humano, toda ciência, necessita criar sua própria termologia, adequada as suas necessidades de comunicação e expressão. A medicina, como uma das mais antigas atividades do homem, desenvolveu uma linguagem que, ao leigo ou (estranho ao assunto) se afigura hermética e difícil entendimento. Do mesmo modo, o estudante de enfermagem ou áreas afins, se assusta de inicio com tantas palavras novas que deve aprender e cujo significado tem dificuldade de memorizar.
Segundo MIRANDA, Costa (2013),existe uma forma para facilitar mais sobre o aprendizado desses termos, que são as palavras que terminam com ITE, tem haver com inflamação, como por exemplo:
·         Dermatite: Inflamação na pele.
·         Hepatite: Inflamação no fígado
·         Balanopostite: Inflamação da glande e do prepúcio.
·         Colecistite: Inflamação da vesícula biliar.
Entre Outros.
Essas termologias são de extrema importância no seu local de trabalho, pois ao exercer a função o técnico de enfermagem ao fazer qualquer procedimento que foi prescrito pelo médico no prontuário vem dizendo na forma técnica como, por exemplo: Onde o medicamento deve ser aplicado usa-se siglas como IM ou EV, que significa Intramuscular ou Endovenosa, Então esse conhecimentoque foi adquirido durante os estudos, servirá para o mesmo e não erre qualquer medicamento em veia ou músculos, pois caso isso aconteça o cliente pode ter varias complicações ou até vir a óbito.
O uso de palavras populares no seu meio profissional, não é correto, mais usar esse “termo popular” para passar informação ao paciente é necessário, para que o mesmo possa entender com facilidade seu estado de saúde, mas primeiramente não confunda o “popular” com o “vulgar” logo se tornará um profissional sem ética, então o apropriado seria falar de uma forma concisa e clara.
Agora serão citados alguns exemplos de quadro clinico que contém termos técnicos que são:
À colecistectómica laparoscopia, na linguagem descrita seria ”Operação para retirada da vesícula biliar por um processo que não necessita abrir a parede abdominal”.
Outro exemplo de termo técnico: O melodrama acusou pancitopenia.  Equivalente a dizer que “O exame as medula óssea mostrou diminuição de todos os tipos de células normalmente ali encontradas e que dão origem aos globos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas do sangue”.
Segundo Dalva, 2013, os seguintes termos citados abaixo são os mais utilizados e diz aonde usa-los, que são:
Utilizam-se termos técnicos em:
·         Área da saúde em geral
·         Hospitais
·         Laboratórios
·         Clinicas
Segundo DALVA, 2013. Como utilizar termos técnico:
Antes de qualquer cirurgia ou parto usa-se:
·         Tricotomia: Raspagem dos pelos
·         Profilaxia: Conjunto de medidas para evitar uma doença, ou seja, prevenção.
·         Assepsia: Processo pelo qual consegue afastar os germes patogênicos de determinado local ou objeto.
·         Antissepsia: é quando faz assepsia, usa-se em matéria vivo como a pele.
Os termos usados nos sinais vitais são:
Temperatura (TEMP)
·         Normotermia (temperatura normal)assim com afebril. Hipertermia (temperatura elevada, igual ou maior que 37.8 c).
·         Febrícula (e o estado febril que vai de 37.3 a 37.7 c)

·         Hipotermia (e quando a temperatura fica abaixo de 36 c)
·         Hiperpirexia (e quando a temperatura se eleva acima de 41 c)
Frequência cardíaca (FC)
·         Normocardico (Normal, ou ritmado).
·         Arrítmico (fora do ritmo).
·         Taquisfiguimia(acelerado)
·         Bradisfiguimia (lento)
·         Filiforme(lento e fraco)
Frequência Respiratória (FR)
·         Eupneia (normal)
·         Taquipneia (acelerado)
·         Bradipneia (lento)
·         Apneia (ausência de respiração)
Pressão arterial (PA).
·         Normotenso (120 x 80).
·         Hipertenso (acima de 140 x 90).
·         Hipotenso (abaixo de 100x60).
Com esses exemplos citados acima podemos perceber que cada área da saúde requer sua própria termologia. É de extrema importância a utilização desses termos, pois além de enriquecer a fala dos enfermeiros, são utilizados na prescrição de qualquer caso clinico.
É sempre bom ter em mãos os dicionários técnicos, para identificar cada área de trabalho, pois ajuda no atendimento do profissional.


CONCLUSÃO
Esta pesquisa foi desenvolvida através de informação com os profissionais da saúde que se trata dos vocabulários mais utilizados por eles na profissão, sendo que a pesquisa fala como e a onde usa-los, como hospitais, clínica, laboratório enfim área da saúde, esses termos não podem ser utilizados quando for falar com o paciente, apenas informa-los apenas no vocabulário popular de forma que entenda o seu quadro clinico. Sendo que cada seção de trabalho tem uma forma de usar esses termos, ou seja, e utilizada de acordo com o local de serviço.
Todos os enfermeiros devem saber os termos técnicos, logico que não dar pra saber de todos, mais com um bom estudo e pesquisa no dicionário ou até na internet. Podemos sabe bastantes termos, pois o conhecimento e algo que ninguém pode tirar de uma pessoa.

REFERÊNCIAS
COSTA, Mauricio B. Apostila de língua portuguesa tec. em Enfermagem-Belém-PA, 2011.
FREITAS, Dalva. Enfermeira-Belém-PA, 2013.
MURTA, Genilda Ferreira. Dicionário brasileiro de saúde3ª ed.- São Caetano do sul-SP: Difusão, 2009.
VOLPATO, Andreia Cristine Bressaneet PASSOS, Vanda Cristina dos Santos. Técnicas básicas de enfermagem 3ª Ed. - São Paulo-SP: Martinari, 2009.
_______________. Disponível em: >http://www.odiariodeumenfermeiro.com.br/2  009/02/sinais-vitais.html<. Acesso em 13/03/201-ano [?].

Nenhum comentário:

Postar um comentário