sábado, 8 de fevereiro de 2014

As Regiões Brasileiras (Sul)

  •        Região Sul



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
 A formação da região sul foi a partir da imigração do povo europeu, que com eles trouxeram muita diversidade para essa região. A região sul é a mais fria do Brasil, com o clima subtropical. Sua vegetação é bem diversifica com a Mata Atlântica, matas de araucárias e da bacia Paraná-Uruguai. Rica em planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico. Sua hidrografia contém quatro rios e três bacias, com capacidade o bastante para produzir energia.
No Sul, originalmente, diferenciavam-se duas áreas: a de florestas e a de campos. A primeira, colonizada por imigrantes alemães, italianos e eslavos, assumiu uma feição europeia, com pequenas e médias propriedades voltadas para a policultura. A região de campos, ao contrário, ocupada desde a época colonial por latifundiários escravocratas, foi utilizada inicialmente para a pecuária extensiva e, mais tarde, também para o cultivo de trigo e soja.

CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS
O Sul é a segunda região mais rica do Brasil, depois do Sudeste, representando em 2003 18,6% do PIB brasileiro. Tem grande potencial industrial, e de agricultura com tecnologia. O Sul também é um grande exportador nacional, com destaque para produtos agrícolas e agroindustriais, como grãos e aves.

CARACTERÍSTICAS POPULACIONAIS

Como a região Sul é a menor em superfície territorial do Brasil, ocupa cerca de 7% do território brasileiro, mas por outro lado, sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Seus 25.107.616 habitantes representam uma densidade demográfica de 43,50 hab./km². Com um desenvolvimento relativamente igual nos setores primário, secundário e terciário, essa população apresenta os mais altos índices de alfabetização registrados no Brasil, o que explica o desenvolvimento social e cultural da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário