sábado, 8 de fevereiro de 2014

Meningite

Agente Etiológico: Neisseria Meningitidis

As meningites são inflamações nas meninges, que são as capas protetoras do sistema nervoso central. Esta doença incide em praticamente todo o mundo de forma isolada ou em surtos epidêmicos.
TRANSMISSÃO
A Bactéria encontra-se na nasofaringe de doentes, e pela respiração, tosse e espirro, penetra pelas vias respiratórias de pessoas sãs, ganhando a corrente sanguínea e meninges.
SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas e sinais clínicos das meningites são muito variados, mas em linhas gerais podemos citar a febre, dor de cabeça muito forte continua e rebelde ao tratamento com analgésicos comuns, vômitos em jato, agitação, delírio, rigidez da nuca por contração muscular nessa região...


DIAGNÓSTICO
       CLINICO:
Durante o exame do paciente, através de certas manobras, como tracionar o pescoço para frente, o doente involuntariamente flete os joelhos.
Por ser uma doença grave, com prognósticos ruins, é necessário iniciar imediatamente o tratamento, mesmo antes de ter a confirmação laboratorial.

       LABORATORIAL
É feito basicamente por punção lombar para colher o liquido cefalorraquiano, que será observado diretamente ao microscópio, para se tentar identificar a bactéria ou outro agente.
TRATAMENTO
A pessoa com Suspeita de meningite deve ser internada imediatamente e ficar isolada, devido ao alto poder de contágio que a doença oferece para as outras pessoas. O uso de antibióticos deve ser iniciado mesmo antes de se ter a confirmação laboratorial do agente causador.
PREVENÇÃO

A prevenção consiste em não entrar em contato com pessoas com diagnostico de meningite, pois ela é altamente contagiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário